Junho/2017

STQQSSD
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

O Trem

Histórico

Há 26 anos, um grupo de servidores estaduais resolveu criar uma opção diferente para o período junino: um trem que os levasse até a capital do Forró, Caruaru. Nascia o Ferroviário, uma das iniciativas do programa Pró-Lazer. O trem saía do Recife a Caruaru e depois voltava à capital, transportando cerca de 60 passageiros, ao som de uma banda de pífanos e forrozeiros. Os vagões eram de madeira e bancos ocupavam o espaço que hoje é usado para dançar, mas os funcionários sentiram falta quando a diversão foi extinta junto com o Pró Lazer, em 1990, três anos depois de ter início.

O proprietário da Serrambi Turismo, Anderson Pacheco, que também foi diretor do Pró-Lazer, deu continuidade ao trem, após sugestões de uma das organizadoras do projeto. Ele transformou a diversão em evento turístico: quatro vagões com bancos laterais foram adaptados para receber um trio de forró cada um, ônibus passaram a ser o meio de transporte da volta (para garantir maior conforto depois da farra) e o acesso foi aberto para o público em geral. Deu certo.

A imprensa local e nacional aprovou a experiência e logo nas primeiras quatro viagens programadas naquele ano os trens saíram com sua capacidade completa: 450 passageiros. Com a crescente procura pelo evento, o trem, que fazia quatro viagens nos sábados de junho, passou a sair também aos domingos, totalizando dez viagens no mês. O número de vagões também subiu para nove a cada viagem, transportando uma média de 900 passageiros por dia.

Desde 2001, o Trem do Forró tem novo roteiro, com destino ao Cabo de Santo Agostinho na Região Metropolitana do Recife (RMR). A animação continua a todo vapor. São cinco horas do mais autêntico forró pé-de-serra, trios de forrozeiros em cada vagão e muita festa para recepcionar passageiros de todo o país.

Local da Saída

A concentração para a saída do Trem do Forró acontece ao lado do Forte das Cinco Pontas, no final da Av. Sul, em Recife, no Pátio Ferroviário de Cinco Pontas que fica em frente ao Bar e Restaurante Catamaran. Veja no mapa abaixo a localização exata do evento.

Hino do Trem

Conheça a música oficial do Trem do Forró. Aproveite para ensaiar e cantar com a gente!

HINO DO TREM DO FORRÓ
Ezequias Rodrigues

Eu também vou,
E não vou só
Eu vou levar você
Pra ver o trem do forró.
(bis)

É o trem, é o trem
É o trem do forró
É o trem, é o trem
Lá vem o trem do forró.

Eu vou no trem, Eu vou trem
Eu vou no trem do forró
Eu vou pro Cabo de Santo Agostinho
Vou dançar um miudinho
Vou até nascer o sol
Venha comigo pois a festa é pra valer
Animação aqui foi feita pra você
Forró no Cabo, Trem chegando a mais de mil
Vem forrozar onde nasceu o Brasil

É o trem, é o trem
É o trem do forró
É o trem, é o trem
Lá vem o trem do forró